Uma moradora do Bairro Presidente João Goulart, em Santa Maria, registrou, em fotos (veja abaixo), uma aglomeração em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldir Aita Mozzaquatro na manhã da última sexta-feira.
Santa Maria entra na bandeira vermelha a partir desta terça-feira
Segundo a moradora, que também é paciente da unidade e foi fazer uma coleta de sangue naquele diz, cerca de 100 pessoas aguardavam na fila, do lado de fora da unidade, para fazer exames. As imagens foram feitas por volta das 7h15min.
Tempo deve alternar entre pancadas isoladas e temporal nesta semana em Santa Maria
- As fichas para exames só são distribuídas na sexta-feira. Peguei a ficha, saí dali e fui para o outro lado da rua, para não ficar no meio do povo. Não tinha ninguém sem máscara, mas estavam todos amontoados. Não tinha ninguém para organizar a fila ou para orientar o distanciamento, nada - comenta Graciela da Cunha, advogada aposentada.
A prefeitura explicou que nas sextas-feiras ocorrem coletas de exames e, por isso, a procura no local aumenta neste dia. Conforme o Executivo, "as pessoas são orientadas a fazer distanciamento e a evitar aglomerações, recomendações emitidas pelos profissionais da saúde que atuam no local e amplamente divulgadas desde o começo da pandemia, e espera-se, assim, poder contar com a consciência da população na preservação da saúde".